Cultura

Festa junina, você sabe como brincar?

Com o mês de junho chegando, é hora de se preparar para a festa junina! A comemoração é uma das mais tradicionais do Brasil e reúne música, dança, comidas típicas e muita diversão em um clima de festa no campo.

A festa junina tem suas origens nas festividades pagãs que celebravam a chegada do solstício de verão no hemisfério norte. Com a chegada dos colonizadores portugueses no Brasil, essa festa foi incorporada ao calendário católico e passou a ser celebrada em honra a São João, Santo Antônio e São Pedro.

A festa junina é conhecida pelos seus trajes típicos, que incluem vestidos e blusas estampadas, chapéus de palha e botinas, além da famosa maquiagem de sardas. As principais cores da festa são o vermelho, o azul e o amarelo, que representam, respectivamente, Santo Antônio, São João e São Pedro.

A música é outro elemento essencial da festa junina. As quadrilhas são as danças mais populares, embora haja muitas outras, como o forró e o baião. As músicas costumam ser animadas e contam com instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba.

As comidas típicas são outro ponto alto da festa junina. Entre as iguarias mais populares estão o milho verde cozido, a pipoca, o quentão, o vinho quente e o pinhão. Também não pode faltar as famosas guloseimas como o pé-de-moleque, paçoca, rapadura e os doces de abóbora.

A festa junina é uma ótima oportunidade para se divertir em família ou com amigos. Há muitas opções de festejos em todo o país, desde as pequenas vilas até as grandes cidades, com diversas atrações para todas as idades. A região onde os festejos tem intensidade é região nordete, que manisfesta o evento cultural o mês de junho todinho, é muita folia pra brincar. Então, vista seu traje típico, prepare o seu chapéu de palha e as botinas e divirta-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile
Valorizando o indivíduo : o tratamento humanizado na clínica de recuperação liberdade e vida para dependentes químicos. This weighted hula circle has been a game changer for my….  la trottinette électrique xiaomi pro 2 peut atteindre une vitesse maximale de  25km/h conforme à la  réglementation.